sábado, 11 de junho de 2011

A Visão nos Idosos

À medida que se envelhece, diferentes alterações físicas podem provocar uma redução da visão.
Para manter os olhos saudáveis:
  • Faça exames médicos de rotina para detectar doenças que possam vir a afectar também a sua visão como, por exemplo, a hipertensão e a diabetes;
  • Faça um exame completo aos olhos de dois em dois anos.
Há alguns problemas de visão que são mais frequentes na idade avançada, a saber:
  • Presbitia: redução gradual da capacidade de focar objectos ou letras de imprensa pequenas. É comum em pessoas com idade superior a 40 anos.
    Nota-se quando a pessoa afasta o que está a ler para a distância de um braço estendido. Algumas pessoas ficam com dores de cabeça ou sentem a vista cansada quando estão a ler.
  • Moscas volantes: pequenas manchas que surgem no campo de visão, geralmente detectadas à luz do dia ou em quartos bem iluminados. Podem ser inofensivas, mas também podem ser sinais de alerta de doenças dos olhos, especialmente se forem acompanhadas de clarões súbitos.
  • Secura dos olhos: resulta da produção insuficiente de lágrimas e provoca comichão ou ardor nos olhos ou diminuição da visão. Use gotas especiais para os olhos, as chamadas lágrimas artificiais.
  • Excesso de lágrimas: pode ser sintoma de sensibilidade à luz, ao vento ou às alterações climatéricas. Use óculos de sol, pois servem de protecção e ajudam a diminuir o problema. Mas também pode ser sinal de problemas mais graves, como a inflamação ou obstrução do canal lacrimal. E isso pode ser tratado.
  • Catarata: quando a lente transparente que existe dentro dos olhos começa a ficar opaca ou embaciada e impede a passagem da luz. Uma pequena intervenção cirúrgica consegue, em geral, bons resultados. Depois da intervenção vai, com certeza, conseguir voltar a ver com a ajuda de óculos ou de lentes de contacto.
  • Glaucoma: provocado por um aumento da pressão dos líquidos existentes dentro dos olhos. Provoca lesões e pode levar à cegueira. O diagnóstico precoce e um tratamento apropriado conseguem, em geral, impedir o seu agravamento e evitar a cegueira.
Ver mais no Portal da Saúde.pt