A má alimentação e a obesidade são dois factores que contribuem para a diabetes, doença que afecta actualmente cerca de 250 milhões de pessoas em todo o Mundo e cujo Dia Mundial se celebra hoje.
Em Portugal, a diabetes afecta entre 400 a 500 mil pessoas, segundo dados da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, entidade que organiza sábado, nas Caldas da Rainha, um Fórum reunindo várias organizações e associações ligadas ao combate à doença.
Responsável por cerca de cinco por cento das mortes anuais no Mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabetes poderá afectar 500 milhões de pessoas em 2030 se até não forem tomadas medidas adequadas, refere a organização num comunicado.
Cerca de 80 por cento das pessoas afectadas pela Diabetes vivem em países de baixos e médios rendimentos e a maioria dos doentes são de meia-idade, entre os 45 e os 64 anos, e não idosos.
A OMS recorda que uma má alimentação e a obesidade são dois factores que contribuem para esta doença, que surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode utilizar de forma efectiva a insulina.
O açúcar no sangue é um efeito comum da diabetes, doença que com o decorrer do tempo provoca graves danos e muitos órgãos do corpo humano.
O Dia Mundial da Diabetes, efeméride com que se pretende gerar uma maior consciência mundial sobre a doença, é centrado este ano nas crianças e nos adolescentes.
Diariamente, cerca de 200 menores de 14 anos são afectados pela diabetes de tipo 1, uma condição auto-imune para a qual não existem medidas de prevenção, e o número de casos aumenta três por cento anualmente.
Nas crianças em idade pré-escolar, o aumento ronda os seis por cento ao ano.
A campanha deste ano pretende consciencializar o público sobre alguns sintomas precursores da diabetes de tipo 1, como urinar frequentemente, perda rápida de peso, falta de energia e muita sede.
A diabetes de tipo 2, associada habitualmente ao excesso de peso e à falta de exercício, é considerado um problema de adultos, mas é cada vez mais diagnosticada em crianças.
O Dia Mundial da Diabetes é assinalado a 14 de Novembro, data do nascimento de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, teve um papel determinante na descoberta da insulina em 1922, uma hormona que permite tratar os diabéticos e salvar-lhes a vida.
Para celebrar o dia, cerca de 800 monumentos em todo o Mundo vão estar iluminados com uma cor azul, entre eles o célebre jacto de água do Lago Leman, em Genebra.
http://noticias.sapo.pt
Sinais e Sintomas:
Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:
- Muita sede;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);
- Fome exagerada;
- Visão embaçada;
- Infecções repetidas na pele ou mucosas;
- Machucados que demoram a cicatrizar;
- Fadiga (cansaço inexplicável);
- Dores nas pernas por causa da má circulação.