sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia Mundial ds Diabetes

Hoje dia 14 de Novebro assinla-se o "Dia Mundial dos Diabetes".
A má alimentação e a obesidade são dois factores que contribuem para a diabetes, doença que afecta actualmente cerca de 250 milhões de pessoas em todo o Mundo e cujo Dia Mundial se celebra hoje.

Em Portugal, a diabetes afecta entre 400 a 500 mil pessoas, segundo dados da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, entidade que organiza sábado, nas Caldas da Rainha, um Fórum reunindo várias organizações e associações ligadas ao combate à doença.

Responsável por cerca de cinco por cento das mortes anuais no Mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabetes poderá afectar 500 milhões de pessoas em 2030 se até não forem tomadas medidas adequadas, refere a organização num comunicado.

Cerca de 80 por cento das pessoas afectadas pela Diabetes vivem em países de baixos e médios rendimentos e a maioria dos doentes são de meia-idade, entre os 45 e os 64 anos, e não idosos.

A OMS recorda que uma má alimentação e a obesidade são dois factores que contribuem para esta doença, que surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode utilizar de forma efectiva a insulina.

O açúcar no sangue é um efeito comum da diabetes, doença que com o decorrer do tempo provoca graves danos e muitos órgãos do corpo humano.

O Dia Mundial da Diabetes, efeméride com que se pretende gerar uma maior consciência mundial sobre a doença, é centrado este ano nas crianças e nos adolescentes.

Diariamente, cerca de 200 menores de 14 anos são afectados pela diabetes de tipo 1, uma condição auto-imune para a qual não existem medidas de prevenção, e o número de casos aumenta três por cento anualmente.

Nas crianças em idade pré-escolar, o aumento ronda os seis por cento ao ano.

A campanha deste ano pretende consciencializar o público sobre alguns sintomas precursores da diabetes de tipo 1, como urinar frequentemente, perda rápida de peso, falta de energia e muita sede.

A diabetes de tipo 2, associada habitualmente ao excesso de peso e à falta de exercício, é considerado um problema de adultos, mas é cada vez mais diagnosticada em crianças.

O Dia Mundial da Diabetes é assinalado a 14 de Novembro, data do nascimento de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, teve um papel determinante na descoberta da insulina em 1922, uma hormona que permite tratar os diabéticos e salvar-lhes a vida.

Para celebrar o dia, cerca de 800 monumentos em todo o Mundo vão estar iluminados com uma cor azul, entre eles o célebre jacto de água do Lago Leman, em Genebra.

http://noticias.sapo.pt

Sinais e Sintomas:

Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:

  • Muita sede;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);
  • Fome exagerada;
  • Visão embaçada;
  • Infecções repetidas na pele ou mucosas;
  • Machucados que demoram a cicatrizar;
  • Fadiga (cansaço inexplicável);
  • Dores nas pernas por causa da má circulação.
Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior frequência no diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés.