

A Direcção e a Assembleia da Casa do Povo de Luz de Tavira, desejam a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
O Inverno do hemisfério norte é chamado de "Inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Inverno austral". O "Inverno boreal" tem início com o solstício de Inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de Dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de Março nesse mesmo hemisfério.
In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inverno
Muitas formas de escravatura subsistem ainda nos nossos dias, como o trabalho forçado e em condições de servidão, o trabalho infantil e a escravatura para fins rituais ou religiosos. O mundo tem também de enfrentar uma nova forma de escravatura: o tráfico de seres humanos, que faz com que muitas pessoas vulneráveis, virtualmente abandonadas pelos sistemas jurídicos e sociais, sejam apanhadas numa engrenagem sórdida de exploração e de abusos.
http://www.nossosaopaulo.com.br
É poder dizer aquilo que pensa sem ser ignorado.
É viver sem se preocupar com o dia seguinte,
É ter direito a uma reforma,
É andar de autocarro com desconto no bilhete,
É ter lugar especial nas filas e nos autocarros,
É ter a certeza que não morreu jovem.
E, ser idoso tem muitas vantagens,
mas com certeza tu não queres ser um.
Pois ser idoso também é...
Conviver com várias doenças
É ser rejeitado às vezes pela sociedade.
É não ter direito de decidir pela sua própria vida
É ser condenado a solidão é principalmente ser rotulado de VELHO.
O tabaco é um dos maiores inimigos da sua saúde.
A saúde é um estado de bem estar e não apenas a ausência de doença ou incapacidade.
O estado de saúde é determinado por quatro factores: a biologia humana, o ambiente, o sistema de saúde e o estilo de vida - comportamento de saúde.
O estado de saúde depende em muito de comportamentos saudáveis: não utilizar drogas (lícitas ou ilícitas), alimentar-se correctamente, conduzir com prudência, controlar o stress, praticar exercício físico.
O impacto negativo do tabaco está bem estabelecido, na medida em que afecta directamente a qualidade e a quantidade de vida.
A cardiopatia isquémica e o cancro do pulmão são os principais contribuintes para o excesso de mortalidade relacionada com o tabaco. Todavia, existe uma forte relação dose-resposta entre o consumo do tabaco e o excesso da mortalidade, medida pela idade de início do hábito de fumar, o número de cigarros consumidos, o número de anos de tabagismo e a profundidade da inalação.
Os primeiros cigarros fumados têm consequências negativas para a saúde, bastam sete segundos para a nicotina atingir o cérebro, estimulando os neurónios. As complicações incluem: a ocorrência de vertigens, olhos a chorar, as mãos a tremer, os músculos tensos, enjoo, alteração no gosto e no cheiro, aumento da pressão sanguínea.
Investigações comprovam que fumar, mesmo que seja só um cigarro, pode trazer graves consequências para a “saúde do seu coração”, podendo, inclusivamente, resultar numa diminuição da capacidade respiratória. Fumar, mesmo que seja apenas um cigarro, pode provocar uma mudança na função principal de bombeamento do coração.
Fumar prejudica a ventilação pulmonar, o transporte de O2 no sangue, prejudica o rendimento físico é incompatível com o desporto de alta competição.
As vantagens de não fumar incluem: bem estar, respirar sem problemas e sem tosse, hálito agradável, dentes e dedos sem manchas amarelas, cheirar a limpo.
Fumar é um dos principais comportamentos perniciosos para a saúde.
Em Portugal, a diabetes afecta entre 400 a 500 mil pessoas, segundo dados da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, entidade que organiza sábado, nas Caldas da Rainha, um Fórum reunindo várias organizações e associações ligadas ao combate à doença.
Responsável por cerca de cinco por cento das mortes anuais no Mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a diabetes poderá afectar 500 milhões de pessoas em 2030 se até não forem tomadas medidas adequadas, refere a organização num comunicado.
Cerca de 80 por cento das pessoas afectadas pela Diabetes vivem em países de baixos e médios rendimentos e a maioria dos doentes são de meia-idade, entre os 45 e os 64 anos, e não idosos.
A OMS recorda que uma má alimentação e a obesidade são dois factores que contribuem para esta doença, que surge quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode utilizar de forma efectiva a insulina.
O açúcar no sangue é um efeito comum da diabetes, doença que com o decorrer do tempo provoca graves danos e muitos órgãos do corpo humano.
O Dia Mundial da Diabetes, efeméride com que se pretende gerar uma maior consciência mundial sobre a doença, é centrado este ano nas crianças e nos adolescentes.
Diariamente, cerca de 200 menores de 14 anos são afectados pela diabetes de tipo 1, uma condição auto-imune para a qual não existem medidas de prevenção, e o número de casos aumenta três por cento anualmente.
Nas crianças em idade pré-escolar, o aumento ronda os seis por cento ao ano.
A campanha deste ano pretende consciencializar o público sobre alguns sintomas precursores da diabetes de tipo 1, como urinar frequentemente, perda rápida de peso, falta de energia e muita sede.
A diabetes de tipo 2, associada habitualmente ao excesso de peso e à falta de exercício, é considerado um problema de adultos, mas é cada vez mais diagnosticada em crianças.
O Dia Mundial da Diabetes é assinalado a 14 de Novembro, data do nascimento de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, teve um papel determinante na descoberta da insulina em 1922, uma hormona que permite tratar os diabéticos e salvar-lhes a vida.
Para celebrar o dia, cerca de 800 monumentos em todo o Mundo vão estar iluminados com uma cor azul, entre eles o célebre jacto de água do Lago Leman, em Genebra.
http://noticias.sapo.pt
Sinais e Sintomas:
Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:
In: http://www.cienciahoje.pt
In: http://www.jornaldigital.com/noticia
Este grupo nasceu em 2002 e já conta com diversas actuações não só no Concelho como fora dele. Conta ainda com outros espectáculos nomeadamente:
Existem poucas doenças tão devastadoras quanto o Mal de Alzheimer, caracterizada pela perda progressiva de memória que se agrava à medida que a pessoa envelhece. Ainda sem cura, o Alzheimer atinge 10% da população acima dos 65 anos e 50% dos idosos com mais de 85.
É preciso procurar um médico ao primeiro sinal de falta de memória. Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a perda de memória e os esquecimentos constantes não são consequência natural da idade. Geralmente, sinalizam algum problema no organismo e, em alguns casos, podem ser resolvidos com a troca de medicamentos e mudanças de hábitos
Entre os sintomas característicos da doença estão a perda de memória causada pela morte dos neurónios, confusão e desorientação, agitação excessiva, ansiedade, alterações de personalidade, perda do senso crítico, desconfiança, dificuldades de fala e comunicação, inapetência e distúrbios de sono. A velocidade com que a doença progride varia de pessoa a pessoa, mas há medicamentos que conseguem retardar o avanço dos sintomas.
Ainda não se sabe a causa da doença e, por isso, não existe como preveni-la. Há 20 anos, o Alzheimer não tinha nenhuma solução. Hoje, há quatro tipos de medicamentos que retardam a evolução da doença. Além disso, médico, paciente e familiares podem trabalhar juntos para melhorar a qualidade da vida do doente de Alzheimer.
Os geriatricos aconselham que a família preste atenção redobrada ao comportamento do idoso em caso de suspeita de Alzheimer.
É muito raro a própria pessoa acreditar que está com Alzheimer. Quem vai perceber isso é a família. Por isso, é importante estar atento às mudanças de comportamento dos mais velhos e encaminhá-los ao especialista quando achar necessário - completa.
Não há um exame específico que identifique se a pessoa é portadora do Alzheimer. O que vai definir a existência da doença é uma série de testes no consultório médico, assim como a conversa entre o especialista e o paciente.
Para retardar a progressão da doença, médicos sugerem medicamentos específicos, mudanças na estrutura de cuidados com o idoso, reabilitação e controle comportamental para deixar o doente mais tranquilo.
O Presidente da Mesa da Assembleia da Casa do Povo da Luz de Tavira dá conhecimento aos sócios sobre a próxima Reunião Ordinária.