sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Projeto Lado a Lado

Antigamente todas as pessoas iam pedir o “Pão por Deus” porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir. Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
Em algumas povoações da zona centro e estremadura chama-se a este dia o "Dia dos Bolinhos". Estes são especialmente confeccionados para este dia, sendo à base de farinha e erva doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes.
Em 1756, também se cumpriu esta tradição, 1 ano após o terremoto que destruiu Lisboa em 1º de Novembro de 1755 em que morreram milhares de pessoas e a população da cidade – na sua maioria pobre – ainda mais pobre ficou.
Os nossos utentes cumpriram a tradição e fizeram figos cheios, realizando as suas tarefas de antigamente e transmitindo aos mais jovens os seus saberes e as suas vivências antigas, para que as mesmas não ciam no esquecimento das gerações mais jovens: