segunda-feira, 13 de maio de 2013

2ª edição do Concurso Literário:“Viagem às Terras da Luz” (2013)


1º Classificado

Era mais uma noite e o Rodrigo sem conseguir dormir:
- Mamã, conta-me uma história!
- Pronto, eu conto mas só se prometeres que depois vais dormir!
- Prometo mamã!
-Então vou-te contar a história de uma menina que viajou até à aldeia da Luz de Tavira.
Era uma vez uma menina que vivia na cidade de Lisboa, onde havia muitos carros e muito barulho. Quando chegou o verão, os pais disseram que ia passar uns dias com a avó que já não via há muito tempo. A menina não gostou da ideia. O sítio onde a avó morava era chato, não havia nada para fazer, nem amigos para brincar.
-Vá lá Maria, há tanto tempo que não vês a avó e eu sei que vais gostar de lá estar; a Luz de Tavira é um lugar mágico e cheio de história.
- Mas mamã…
Depois de algumas horas de viagem, a Maria chegou a casa da avó.
-Anda Maria vem conhecer a minha terra!
A avó levou a Maria ao Mirante:
-Oh avó o que fazemos aqui?
-Antigamente este sítio era como uma pequena aldeia e ali aquela torre era onde um homem chamava os trabalhadores com uma sirene.
-Até é giro este lugar!
-Então espera até veres o resto.
No dia seguinte, a Maria acordou animada:
-Onde vamos hoje vovó?
-Hoje vamos à Torre de Aires!
-Torre de Aires? Que nome mais estranho!
Foram as duas de bicicleta.
-Aqui era onde os Vikings atracavam.
-Vikings? Aqueles dos capacetes que andavam de barcos?
-Isso mesmo! Havia uma pequena cidade aqui, mas o mar comeu-a.
-Uauuuu!
-E ali em cima, era um antigo império romano, poucas pessoas sabem, mas ele continua lá debaixo da terra.
-Um império romano? E é segredo?
-Mais ou menos, chegou a ser o maior império romano do país!
-Avó, eu tenho as pás da praia, podemos ir escavar e ser famosas!
-Ahahah, minha querida neta, talvez um dia mais tarde. Por hoje já tivemos muitas aventuras!
-Mas vó, amanhã já tenho de ir embora e nem vimos aquela igreja tão bonita.
-Tens razão, vamos até ao centro da aldeia espreitar a igreja.
A menina ficou maravilhada com a beleza da igreja.
-Sabes vó? Quem me dera que em Lisboa houvesse coisas tão bonitas como aqui.
O Rodrigo já quase que adormecia:
-Mãe, a menina tem o mesmo nome que tu!
-Pois é Rodrigo, pois é.
Goleador