Biografia
Rita Sobral nasceu em Moçambique em 1972 tendo regressado a Portugal, terra natal dos pais, dois anos mais tarde. Vive a grande parte da sua vida em Lisboa, onde se licencia em Engenharia Agronómica pela Universidade Técnica de Lisboa em 1998.
O gosto pelas letras aliado a uma criatividade fora do comum cedo se destacam despertando a atenção do conceituado Escritor José Jorge Letria que, após analisar o seu trabalho a convida a participar num programa televisivo “ clube de leitura”, dando-lhe então, aos 11 anos de idade, a consciência da sua aptidão para a escrita.
No entanto, serão os seus filhos que, anos mais tarde, a incentivam a tirar os ”rascunhos” da gaveta e a fazem aceitar o desafio de colocar as palavras ao dispor da imaginação.
“Conversas do Céu e da Terra” é lançado em 2008 e com ele um estilo inovador da arte de contar histórias, “ Histórias com Vida”, como a autora as designa, alia o conto da história à sua ilustração em tempo real, cativando o público infantil para a leitura, transportando-o para o mundo fantástico do “ faz de conta”.
Este projecto percorre as escolas algarvias na sequência da promoção do livro da autora, actualmente a viver no Algarve, e obtêm os maiores aplausos da crítica. É também na sequência deste percurso que a escritora descobre e dá a conhecer novos talentos, principalmente na área da ilustração, convidando e incentivando-os a revelarem as suas capacidades artísticas.
A sua capacidade de adaptação literária é fantástica, sendo constantemente convidada a escrever desde artigos científicos relacionados com a sua formação académica a argumentos para peças infantis, dos quais se destaca “ A Quinta dos Segredos”, representada no Teatro das Figuras em Faro, em Junho de 2008.
Rita Sobral destaca-se no mundo literário tanto pela sua criatividade infindável, como também, e principalmente, pela sua persistência em levar o gosto pela leitura a uma geração cada vez menos motivada para as letras e, citando a autora “ uma geração que, tendo toda a informação disponível à distancia de um clique, dificilmente compreende a magia de folhear um livro e com ele, mais do que aprender, viajar até onde a imaginação os levar!”.
Agora apresenta o seu novo livro “O Doutor Megalhães”, onde a autora satiriza a chegada às escolas o novo instrumento pedagógico, o computador Magalhães.
É também na sequência deste percurso que a escritora descobre e dá a conhecer novos talentos, principalmente na área da ilustração, convidando a sua ilustradora Cátia Viegas que em tempo real, ilustra a história incentivando as crianças a revelarem as suas capacidades artísticas.
Bibliografia:
• A menina gotinha de água
• A menina das galochas
• Planeta azul
• Conversas do Céu e da Terra
Dia 7 de Dezembro de 2009, Rita Sobral apresenta o seu novo Livro, “O Doutor Megalhães”, na Casa do Povo de Luz de Tavira, (9.30 e 11.00h).