sábado, 20 de junho de 2009

20 de Junho, "Dia Mundial do Refugiado"





"Assinala-se neste Sábado, 20 de Junho, o «Dia Mundial do Refugiado», efeméride amplitude universal e de enorme significado e que tem uma relação directa com os «Direitos do Homem» e a desejada Liberdade, que é a base de uma autêntica democracia.

Muitos portugueses, designadamente no período da Ditadura, conheceram esta amarga e dura realidade, de ser refugiado, em terra estranha, mas que os acolheu generosamente, não raro, como hoje acontece, com muitos estrangeiros, no nosso País.

Tal, como na saga da Emigração, de que esta situação de refugiado é, indubitavelmente uma referência, tem Portugal a dupla experiência de haver feito filhos seus, procurarem terra alheia para viver, como sempre pelo facto de serem oposicionistas à repressão e à coacção das liberdades fundamentais e por outro lado, de modo exponencial significativo no pós – 25 de Abril, de acolher pensadores, escritores, artistas, políticos e, também, de fugidos à guerra, à fome e às calamidades.

Neste «Dia Mundial dos Refugiados» (20 de Junho) a todos envolvemos no mais generoso e democrático amplexo da nossa compreensão, do nosso respeito e da nossa amizade".

In: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=85259