sábado, 24 de dezembro de 2011

Almoço de Natal

Nada como cumprir a tradição. Foi um almoço simples e singelo, mas com simpatia e bom gosto.
Neste almoço convívio entre Direção, convidados e utentes, contamos com a presença de representantes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia.
 
Nesta foto: Paulo Nené, Jorge Silva, Narciso Barradas, Jorge Botelho, Carlos Gonçalves, Silvio Fernandes e Paulo Silva.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Presépio

A Casa do Povo da Luz de Tavira construiu o seu 1º Presépio de Natal. Não deixe de o visitar. Aproveite e dê uma palavrinha aos utentes de Centro de Dia.
O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por magos (ou reis ou astrólogos, a bíblia não diz se eram três) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança.
Segundo a história, estes acontecimentos ocorreram no tempo do rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.

Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1ª edição do Concurso Literário: "Contos do Campo e da Ria" (2012)

A Casa do Povo da Luz de Tavira promove o seu 1º Concurso Literário "Contos do Campo e da Ria".

1. Objetivos:

- O Concurso Literário, "Contos do Campo e da Ria…” é uma iniciativa da Casa do Povo da Luz de Tavira e destina-se promover a escrita criativa.

2. Modalidades:
- São admitidos a concurso trabalhos nas modalidades de prosa e banda desenhada que incidam sobre o tema: "Contos do Campo e da Ria…”

3. Concorrentes:
- Podem concorrer alunos do 1º Ciclo que frequentem a escola da Luz de Tavira ou que frequentem o 1º e 2º Ciclo em escolas dos arredores e residam na Freguesia da Luz.

4. Escalões:
- Os trabalhos serão apresentados por escalões e modalidades:

• Prosa:
a) 1º escalão – 3º/4º ano
b) 2º escalão – 5º/6º ano

• Banda desenhada:
a) 1º escalão – 3º/4º ano
b) 2º escalão – 5º/6ºano

5. Apresentação dos trabalhos:
- Os trabalhos a concurso devem ser entregues na Casa do Povo da Luz de Tavira até ao dia 15 de Março de 2012, em envelopes previamente cedidos para o efeito.

6. Características dos trabalhos:
- Os trabalhos devem ser inéditos, individuais e assinados com um pseudónimo, dentro de um envelope fechado e acompanhados de uma ficha de inscrição em outro envelope. O corpo do texto não deve fazer referência ao seu autor.

- Os erros ortográficos pesarão na decisão do júri, em caso de empate entre dois ou mais concorrentes.

a) Prosa:
- Os trabalhos devem ser apresentados em formato A4 com um máximo de 2 páginas;
- Os trabalhos devem ser apresentados escritos a computador com letra Arial 12, espaço 1,5.

b) Banda Desenhada:
– Os trabalhos devem ser apresentados em folha tamanho A3, com o máximo de 2 páginas (2 pranchas);
- Os trabalhos devem ser desenhados e escritos à mão contendo legendas ou balões com letra legível.

7. Júri:
a) Dos Júris farão parte 3 a 5 elementos, sendo que pelo menos um, será docente a residir na Freguesia;
b) Caso o júri não considere os trabalhos com valor, pode decidir não atribuir prémio a uma das categorias ou modalidade;
c) Não haverá recurso da decisão do Júri.

8. Prémios:
a) Serão atribuídos prémios, aos três melhores trabalhos de cada um dos escalões a concurso e um diploma de participação a todos os alunos.
b) Caso se justifique, o júri poderá atribuir ainda Menções Honrosas.
c) Os resultados do concurso serão afixados no dia 12 de Abril na Casa do Povo de Luz de Tavira.
d) A entrega dos prémios terá lugar no dia 09 de maio de 2012, em cerimónia pública, pelas 15:00h, na Casa do Povo de Luz de Tavira.

9. Os casos omissos neste regulamento serão solucionados pelo júri.

10. A Casa do Povo da Luz de Tavira fica detentora de todos os trabalhos, reservando para si todos os direitos de publicação dos mesmos.